Cala Boca, Isa!: Como tirar fotos perfeitas

12 de out. de 2014

Como tirar fotos perfeitas

Quem não gosta de tirar fotos? O casal de fotógrafos Ignácio Aronovich e Louise Chin são autores do blog Lost Art, que traz ao site da NSEB o que há de melhor no mundo da fotografia. Já registraram imagens em todo o planeta, e dão algumas dicas de como você pode fazer boas fotos em viagens


(foto tirada depois de um incêndio em SP )
1- Leia o manual 

Pelo numero de pessoas que nos pede ajuda em lugares turísticos, muita gente não conhece a própria câmera. Saiba ao menos desligar o flash, travar o foco, mudar o ISO (sensibilidade) e compensar a exposição.

2- Viaje leve e seguro

Carregue o minimo de coisas possível e não leve nada pendurado no pescoço. Em lugares pobres, disfarce o equipamento com alguma coisa: camiseta, toalha de hotel ou saco de supermercado. De tempos em tempos, jogue suas fotos em algum HD ou DVD. Guarda-las em um só lugar pode deixa-lo sem fotos no fim da viajem.

3- Deixe as fotos virem até você 

Achou algum lugar legal? Pare um tempo, observe e fotografe. Em menos de 10 minutos você vai perceber o ritmo do lugar, insensível para quem esta em movimento. Se achou um bom fundo para a foto, aguarde alguém chegar para completar a cena. E não deixe fotos para depois: você pode não voltar ali ou chover quando você retornar.

4- Simplifique 

As melhores fotos são simples. Busquem fundos que destaquem o assunto e não briguem pela atenção do observador. Preste atenção em todos os elementos da imagem. Evite o flash: a não ser que você o utilize muito bem, ele vai trocar a atmosfera do lugar por uma luz dura, frontal e cruel.

5- Interaja com os locais 

Deixe as tele objetivas para os paparazzi. Para fotografar pessoas, faça um esforço para interagir. Aprenda meia duzia de frases na língua local, sorria, converse, e, quando já estiverem entendiados com a sua presença, fotografe-os. De perto, sem medo e com permissão. Cansamos de ver turistas perseguidos por pessoas enfurecidas depois de fotos desrespeitosas.

6- Conte uma historia 

As fotos de uma viajem não são só pra provar que você esteve em algum lugar. Deslocamentos, refeiçoes e momentos divertidos aso igualmente importantes. Olhe para trás, para baixo e para cima: se todo mundo esta fotografando em um lugar turístico, faça o oposto. Mostre o que ninguém vê. Esqueça o céu azul e fotografe mesmo com chuva ou neve (só se lembre de proteger seu equipamento com o que tiver à mão: de sacos plásticos a tocas de banho de hotel ou guarda-chuvas de camelô)

7- Quebre as regras e divirta-se

Fotografar tem que ser divertido. Experimente com ângulos, movimentos e velocidades. Esqueça as regras dos manuais e explore sua criatividade...


É isso pessoal, espero que tenham gostado das dicas e comentem ai mais dicas ou fotos que vocês tiraram em viagens ^^