Cala Boca, Isa!: Beneficios da leitura

20 de ago. de 2014

Beneficios da leitura

Ah, a leitura... A  melhor forma de viajar sem sair de casa. Ir para mundos magicos sem embarcar em trens, entrar em guarda-roupas ou ter acesso a um acampamento apenas para certos adolescentes. A leitura é uma atividade oito ou oitenta: ou você ama ou odeia. Nunca ouvi falar de alguém que gosta “mais ou menos” de ler. Eu simplesmente AMO ler. É uma das minhas paixoes: fugir de problemas, ter uma vida nova com as caracteristicas que voce mais gosta (é so escolher a historia que mais combina com voce)...

Pensando nisso é que pensei em fazer uma listinha dos beneficios da leitura. Confira:

10 beneficios da leitura:

1 . Estimulação Mental

Estudos têm demonstrado que permanecer mentalmente estimulado pode retardar o progresso da ( ou, eventualmente, até mesmo impedir ) a doença de Alzheimer e demência , uma vez que manter o cérebro ativo e engajado impede de perder eficiência. Assim como qualquer outro músculo do corpo, o cérebro precisa de exercícios  para mantê-lo forte e saudável. Resolver quebra-cabeças e jogar jogos como xadrez também pode ser útil na estimulação cognitiva.

2 . Redução do estresse

Não importa o quanto você seja tenha estresse no trabalho, nas suas relações pessoais , ou inúmeros outros problemas enfrentados no dia a dia , tudo isso só se vai quando você se perde  em uma grande história. Um romance bem escrito pode transportá-lo para outros reinos , enquanto um artigo envolvente vai distraí-lo e mantê-lo no momento presente , deixando escorrer as tensões e permitindo-lhe relaxar .

3 . Conhecimento

Tudo que você lê enche sua cabeça com os novos bits de informação , e você nunca sabe quando pode vir a calhar. Quanto mais conhecimento você tiver, melhor equipado você está para enfrentar qualquer desafio que você vai enfrentar. Além disso, aqui está um pouco de comida para o pensamento: você nunca deve encontrar-se em circunstâncias terríveis , lembre-se que, apesar de que a você pode perder todo o resto – o seu trabalho, seus bens , seu dinheiro, até mesmo o sua saúde, mas seu conhecimento  nunca poderá ser tirado de você.

4 .Expansão do Vocabulário

Isto vai de acordo com o tópico acima: quanto mais você lê , você assimila mais palavras  , e elas inevitavelmente vão fazer o seu caminho para o seu vocabulário cotidiano . Ser articulado e bem-falante é de grande ajuda em qualquer profissão , e sabendo que você pode falar com seus superiores com a auto -confiança pode ser um enorme impulso para a sua auto-estima. Pode até ajudar na sua carreira,  profissionais bem falados e bem informados sobre uma variedade de temas tendem a obter promoções mais rapidamente ( e mais vezes ) do que aqueles com vocabulários menores e falta de consciência de literatura.

5 . Melhoria Na Memória

Quando você lê um livro, você tem que lembrar uma variedade de personagens , suas origens , as ambições , história e nuances , bem como os vários arcos e sub- tramas que tecem seu caminho através de cada história. Isso é um pouco mais trabalhoso para se lembrar, mas cérebros são coisas maravilhosas e podem se lembrar dessas coisas com relativa facilidade. Curiosamente , cada nova memória que você crie forja novas sinapses ( caminhos do cérebro ) e fortalece as já existentes , que auxilia na recuperação da memória de curto prazo , bem como modos de estabilização .

6 . Fortes habilidades de pensamento analítico

Você já leu um romance de mistério incrível, e resolvido o mistério a si mesmo antes de terminar o livro ? Se assim for, você foi capaz de colocar o pensamento crítico e analítico para trabalhar , tomando nota de todos os detalhes fornecidos e classificando-os para determinar a trama . Essa mesma capacidade de analisar detalhes também vem a calhar quando se trata de criticar o enredo ; determinar se era uma peça bem escrita , se os personagens foram devidamente desenvolvidos , se o enredo correu sem problemas. Se você tiver uma oportunidade de discutir o livro com os outros, você vai ser capaz de afirmar as suas opiniões de forma clara, como você tomou o tempo para realmente considerar todos os aspectos envolvidos .

7 . Melhoria Foco e Concentração

Em nosso mundo louco por internet, nossa atenção está voltada para um milhão de direções diferentes ao mesmo tempo . Em um único período de 5 minutos, a pessoa média vai dividir o seu tempo entre o trabalho em uma tarefa, verificar e-mail , bate-papo com um casal de pessoas (via facebook, what’s app, etc), mantendo um olho no twitter, monitorando seu smartphone, e interagindo com colegas de trabalho. Este tipo de comportamento que  faz com que os níveis de estresse  subam , e reduz a nossa produtividade. Quando você lê um livro, toda a sua atenção está focada na história , o resto do mundo só cai fora, e você pode mergulhar em todos os detalhes que você está absorvendo . Tente ler por 15-20 minutos antes do trabalho (ou seja, em seu trajeto de manhã, se você pegar o transporte público) , e você vai se surpreender com o quanto mais focado você é quando você chegar ao escritório.

8 . Melhores habilidades de escrita

Isto vai de mãos dadas com a expansão de seu vocabulário, o trabalho bem escrito tem um efeito notável sobre a escrita do leitor. Como observar a cadência , fluidez e estilos de escrita de outros autores, isso vai influenciar no seu próprio trabalho . Da mesma forma que os músicos se influenciam mutuamente , e os pintores usam técnicas estabelecidas por mestres anteriores , os leitores aprendem com os escritores (seus mestres).

9 . Tranquilidade

Além do relaxamento que acompanha a leitura de um bom livro, é possível que o assunto que você leu sobre pode trazer a paz interior imensa e tranquilidade. Lendo livros espirituais pode-se reduzir a pressão arterial e provocar uma imensa sensação de calma , ao ler livros de autoajuda podem ajudar pessoas que sofrem de certos distúrbios de humor e doenças mentais leves.

10 . Livre Entretenimento

Embora muitos de nós gostamos anotar referencias de  livros para que possamos compra-los futuramente , eles podem ser bastante caros. Para o entretenimento de baixo orçamento , você pode visitar sua biblioteca local e se aquecer na glória dos incontáveis ​​volumes disponíveis lá de graça. As bibliotecas têm livros sobre todos os assuntos imagináveis , ​​e uma vez que giram seu estoque e constantemente obtém novos livros, então você nunca ira ficar sem material de leitura . Se acontecer de você viver em uma área que não tem uma biblioteca local, ou se você estiver com problemas de mobilidade e não pode chegar a uma facilidade, a maioria das bibliotecas têm seus livros disponíveis em formato PDF para que você possa lê-los em seu computador . Há também muitas fontes on-line onde você pode baixar e-books gratuitos , para ir à procura de algo novo para ler! Há um gênero de leitura para todas as pessoas alfabetizadas no planeta, e se os seus gostos estão na literatura clássica , poesia, revistas de moda , biografias, textos religiosos , livros de jovens adultos , guias de auto-ajuda, ou romances , há algo lá fora  para capturar a sua curiosidade e imaginação. Passe longe do computador por um tempo , se abrir um livro, e reconstituir a sua alma por um tempo .