Cala Boca, Isa!: Resenha: Percy Jackson e os olimpianos

3 de mar. de 2015

Resenha: Percy Jackson e os olimpianos

Que orgulho... Primeira resenha do blog vai ser sobre uma série que eu amo: Percy Jackson. A saga é composta por cinco livros: O Ladrão de Raios, O Mar de Monstros, A Maldição do Titã, A Batalha do Labirinto e O Último Olimpiano. Quer saber mais sobre a saga? Confira: 




Livro: O Ladrão de Raios
Série: Percy Jackson e os Olimpianos
Autor: Rick Riordan
Gênero: Fantasia, Aventura, Mitologia Grega
Editora: Intrínseca
Páginas: 400

 O Ladrão de Raios

 Perseu Jackson (Percy) é um garoto de 12 anos disléxico e com déficit de atenção que passou a vida inteira sendo expulso dos colégios que vive com a sua mãe Sally e seu padrasto detestável Gabe. Com uma excursão do colégio para um Museu, Percy é atacado por sua professora e descobre que é um meio-sangue (Meio humano meio Deus) e esse é o começo de toda saga é a partir daí Percy começa a tentar entender as coisas estranhas que acontece com ele, com a sua vida correndo sério risco Grover o seu amigo do colégio se revela um sátiro (Um tipo de homem com pernas de bode), encarregado de protegê-lo tem que levar Percy com urgência para o Acampamento Meio- Sangue, um local a onde filhos de Deuses Olimpianos ficam para aprimorar as suas habilidades e em tese podem viver em segurança.Até chegarem no acampamento ocorre varias situações inesperadas, até enfrentar um minotauro, após se recuperar dessa batalha Percy é apresentado ao acampamento meio-sangue, nesse acampamento eles são divididos em chalés cada um correspondente ao seu pai ou mãe como por exemplo o chalé de Hermes, Atena, Apolo. Percy descobre que é filho de um dos três grandes (Zeus, Poseidon e Hades). No acampamento ele conhece Annabeth,
filha de Atena que no início eles tem um pequena rixa devido aos seus pais também terem, porém acabam desenvolvendo uma grande amizade e conhece também Luke,  filho de Hermes que o ajuda a se adaptar ao mundo meio-sangue. Quando Poseidon reconhece Percy como seu filho ele recebe uma missão para encontrar o raio mestre de Zeus, Quiron um centauro ( metade homem metade cavalo ) o aconselhou de visitar o Oraculo para lhe dizer qual será a profecia.

“Você irá para oeste, e irá enfrentar o deus que se tornou desleal.
Você irá encontrar o que foi roubado, e o verá devolvido em segurança.
Você será traído por aquele que o chama de amigo.
E, no fim, irá fracassar em salvar o que mais importa.”


e Percy como o principal suspeito ele tem que encontrar o ladrão de raios e
evitar o conflito entre os Deuses.


Rick Riordan envolveu muito o leitor com a idéia de misturar clássicas historias de deuses gregos com a atual América. O texto é simples e cativante, de um modo que vicia o leitor. O final é envolvente e surpreso. Os personagens são bem definidos - cada um a sua personalidade, historia e o seu proprio jeito. A historia é contada em primeira pessoa, o que eu acho chato, mas pra quem curte esse tipo de leitura, caia de paraquedas.

A capa original é linda, mas as letras em dourado descascam muito facil. A outra capa é mais bonita que a original, porem, capa original é capa original né haha
É uma historia bastante original, apesar de ter sido usadas mitologias ja existentes. É um livro que mostra a real importancia de uma amizade (ou um sátiro protetor haha - no caso de Percy, os dois).

                                       "Voce baba enquanto dorme" - Annabeth



Livro: O Mar de Monstros
Série: Percy Jackson e os Olimpianos
Autor: Rick Riordan
Gênero: Fantasia, Aventura, Mitologia Grega
Editora: Intrínseca
Páginas: 304



O Mar de Monstros

Segundo livro da saga de Percy Jackson, O Mar de Monstros, conseguiu ser mais empolgante e viciante do que a primeira aventura do herói, com um texto muito rico e divertidíssimo, Rick Riordan nos embarca em uma aventura afim de salvar o Acampamento Meio-Sangue. Enfrentando vários monstros e seus sentimentos contraditórios Percy terá uma grande missão pela frente, ao final, será que ele e seus amigos conseguirão deixar os monstros afastados e salvar o acampamento?? Essa é uma pergunta que você descobrirá ao longo das páginas.

Algo que eu não mencionei na primeira resenha dO Ladrão de Raios, é como os capítulos são nomeados. Achei fantástico e muito engraçado os nomes dos capítulos, como por exemplo, o primeiro capítulo do Livro 02: ‘Meu melhor amigo vai comprar um vestido de noiva’, como já mencionei antes, a escrita de Riordan é impressionante, com uma leitura extremante fácil, simples e divertida, é capaz de encantar tanto crianças quanto jovens e adultos, até mesmo quem tem apenas conhecimentos básicos em mitologia. Embarque nesta aventura você também, e reze aos deuses por proteção.

A profecia da vez, foi dada a briguenta Clarisse, filha de Ares:

"Navegarás com guerreiros de osso em navio de ferro
O que procuras há de encontrar, e teu o tornarás
Mas sem esperança dirás, minha vida em pedra enterro

Sem amigos falharás, e voando só, retornarás." 

O mar anda bastante turbulento. Esse segundo livro não me deixou decepcionada (ufa!), mas ainda assim, ainda não chegamos no melhor da festa... É um otimo livro, mas ainda não é o melhor da saga. A historia tem a originalidade que só Riordan consegue captar. A capa me impressionou bastante, apesar de não imaginar o cenário assim. Mistura a historia dO triangulo das Tres bermudas e mitologia grega - duas historias cativantes, pelo menos pra mim.


                                             "Eu sou Thalia (...) Filha de Zeus." 



Livro: A Maldição do Titã
Série: Percy Jackson e os Olimpianos
Autor: Rick Riordan
Gênero: Fantasia, Aventura, Mitologia Grega
Editora: Intrínseca
Páginas: 336


 
A Maldição do Titã

Diferente das outras 2 aventuras de Percy Jackson, este livro não começa com Percy destruindo alguma escola.
Chamados pelo amigo Groover, Annabeth, Percy e Thalia, vão em busca de dois novos meio-sangues, porém, nada é simples, e é claro que esses novatos já estão sendo perseguidos por monstros. 

Nos primeiros capitulos do livro já começa o "quebra-quebra" entre herois e monstros, até a chegada da Deusa Artemis e suas caçadoras, que dominam a situação mas não evitam que Annabeth caia de um precipício. E para complicar tudo ainda mais, não tá tendo um bom clima entre Percy e Thalia, uma vez que problemas de auto-confiança, liderança e experiência entre eles os tem deixado estressados e tensos. 
De volta ao acampamento é descoberto que a Deusa Artemis é sequestrada e que o Olimpo está em alerta por conta de um monstro que poderá acabar com o Olimpo.

Sim, uma nova profecia é revelada:


"A oeste, cinco buscarão a deusa acorrentada
Um se perderá na terra ressecada
A desgraça do Olimpo aponta a trilha
Campistas e Caçadoras, cada um brilha
A maldição do titã um deve sustentar 
E pela mão do pai, um irá expirar."


Percy precisa dividir o coração entre ir atrás de Annabeth que acredita que não morreu na queda, ou ir atrás do monstro e salvar Artemis.


Mais uma vez Rick nos impressiona com a chagada de novatos - dois irmãos e a apresentação de Thalia, agora uma garota [Esse trecho poderá conter spoilers, caso não os queira ler, pule para a parte indicada pela seta] em carne e osso e não mais uma arvore. Cada personagem a sua personalidade, seguem essa nova aventura atras de Annabeth, que estaria segurando o céu e Artemis, a Deusa sequestrada
>> A capa é impressionante, apesar de eu não gostar muito dela. O livro é por parte divertido, mas eu não gostei dele. É meio fraco, mas ainda assim é melhor que outros livros por ai... 


                               "- Apenas três palavras. Ele disse: 'Eu o espero."



Livro: A Batalha do Labirinto
Série: Percy Jackson e os Olimpianos
Autor: Rick Riordan
Gênero: Fantasia, Aventura, Mitologia Grega
Editora: Intrínseca
Páginas: 392

A Batalha do Labirinto
Incrível, dinâmico, surpreendente. É assim que eu defino o livro quatro, A Batalha do Labirinto. Manteve a mesma linha que veio tendo em seus predecessores. Lembram que comentei na terceira resenha que aquela rotina de Percy ser abordado por monstros e ser expulso da escola tinha sido quebrada? Então, ela voltou. Ao menos com um contexto melhorado, dessa vez. A mãe de Percy está namorando um dos professores de sua nova escola. Logo no primeiro dia, ele reencontra nossa querida Rachel Dare, que já havia aparecido em algumas ocasiões, nos livros anteriores, e juntos eles tem que fugir das emposais que lhes atacam. Percy, agora, se vê cada vez mais perto da grande batalha, eles precisam fazer de tudo para proteger o Olimpo e o acampamento Meio-Sangue. O único jeito possível, é entrar no labirinto de Dédalo e tentar deter o inimigo. Annabeth, Grover, Tyson, e Percy, continuam no centro da trama. Também, e mais uma vez, destaque para Clarisse. Surgem novos personagens, amigos e inimigos, e saindo da diretamente mitologia grega, mais seres fantásticos!
Depois de ficar perto da morte várias vezes, ao longo dos últimos três anos, será que Percy e seus amigos conseguirão ficar um passo a frente do inimigo? ou o inimigo conseguirá destruir os meios-sangues?
[Esse trecho poderá conter spoilers, caso não os queira ler, pule para a parte indicada pela seta] Seguindo a história de onde paramos, no livro anterior (A Maldição do Titã), temos um filho de Hades insandecido, por causa da morte de sua irmã, Bianca (o que aliás, foi muito triste). 
>> Um exército em expansão, sob o comando de Luke, e a supervisão de Cronos, com o intuito de invadir o Acampamento Meio-Sangue, e depois o Olimpo. Eles não estão perdendo tempo, e não são poucas as armadilhas e infortúnios que afligem nossos amigos. 
Mais uma profecia surge: 


"Descerás na escuridão do labirinto infinito,
O morto, o traidor e o perdido reerguidos.
Ascenderás ou cairás pelas mãos do rei espectral,
Da criança de Atena, a defesa final.
A destruição virá quando o último suspiro do herói,
acontecer..."

A capa desse livro é a minha preferida dentre os cinco. Mistura o labirinto, e em certos pontos da capa, pontos reais da America. E o que dizer sobre o presente de Annabeth no final?? Não sou filha de Atena, mas certamente gostaria de um daqueles haha

                   "Enquanto velejava, avançando no lago, eu me dei conta de que 
                 as Parcas eram mesmo cruéis. Elas enviavam para Calipso alguém 
                  que ela não conseguiria deixar de amar. Mas era uma via de mão 
                      dupla. Pelo restante da vida eu pensaria em Calipso. Ela seria 
                                                   sempre meu maior "e se..." "


Livro: O Ultimo Olimpiano
Série: Percy Jackson e os Olimpianos
Autor: Rick Riordan
Gênero: Fantasia, Aventura, Mitologia Grega
Editora: Intrínseca
Páginas: 383

O Ultimo Olimpiano
A série Percy Jackson e os Olimpianos chega ao final, já estou sentindo uma depressão daquelas que geralmente ficamos quando um livro bom acaba.

Neste último livro, a Grande Profecia finalmente se revela, Percy já com quase 16 anos se vê dentro da batalha entre Cronos e os Olimpianos, entretanto, as coisas não estão nada bem para o lado do Olimpo. Percy Jackson e os outros heróis assumem a proteção do Monte Olimpo, já que Cronos enviou o titã Tifão para manter os deuses ocupados, seu pai Poseidon está travando sua própria batalha e Hades quer que tanto um lado quanto o outro morram.

Em meio a muitos inimigos, Jackson vê seus amigos sendo mortos e machucados pela força dos monstros e a cada investida de Cronos fica mais difícil continuar aguentando as pontas para manter os monstros longe do Empire State Building – o prédio que abriga o Monte Olimpo. Ao mesmo tempo, os deuses não estão conseguindo parar Tifão, que se arrasta ao longo do país em direção à Nova York deixando rastros de destruição. Será que é o fim da era dos deuses?? o fim do Olimpo?

Acompanhe esta intrigante estória e veja se Percy Jackson, o garoto da profecia, será responsável pela salvação ou destruição do Monte Olimpo e dos deuses. 
[Esse trecho poderá conter spoilers, caso não os queira ler, pule para a parte indicada pela seta] Ao final da historia, com Rachel como novo oráculo na Casa Grande, uma nova profecia surge:

"Filho do relâmpago, tome cuidado no chão,
Da vingança dos gigantes os sete nascerão,
A forja e a pomba devem abrir a cela, 
E liberar a morte pela raiva de Hera."


>> Para quem, assim como eu, começou a ler esta fascinante série e está na ‘depressão’ por causa do fim, não se preocupe, Rick Riordan continua a contar as aventuras dos heróis em outros livros, e, certamente, será tão maravilhoso como foi com Percy. Acompanhe também a série: Os Heróis do Olimpo.


                                        "Dessa vez, eu não olhei para trás."


E vocs? Gostam do Percy ou já se interessaram em ler a saga? Já ouviu falar e curtiu a idéia do Riordan? Está animado depois de ler essa resenha? Esperar pra que? Comece a ler agora a saga e divirta-se!



Quer saber de qual deus(a) grego voc é filho(a)? Clique aqui
Recadinhos:
8 Recadinhos:

8 comentários:

  1. Adorei o blog e também amo Percy Jackson, essa saga é demais!
    impulsaoliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que gostou do blog :D PJ é realmenre mt bom s2
      Bjos

      Excluir
  2. Já fiz resenha da saga inteira também lá no blog.
    PJ é vida ♥
    http://geekcorderosa.blogspot.com.br/2015/03/conheca-masters-sun-o-melhor-drama-que.html

    ResponderExcluir
  3. amei o blog, ja entrei e ja segui, ainda mais com resenha de pjo <3 amooo, amei o post e nao quero mais perder nenhum!!

    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. ooi, vim só avisar que o espaço de afiliados lá no meu blog já está ativo, e seu link já esta lá!!

    beijos
    www.estilo-malu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir